Espírito Santo em nossas vidas

14/05/2016 22:49

 

Hoje nós celebramos o dia de Pentecostes. Dia da decida da força do Espírito Santo que encorajou os apóstolos hoje nos encoraja em meio a tantas tribulações

 

O Espírito Santo é o responsável por guiar a Igreja, o santo padre e todo o povo de Deus. Ele mesmo é quem nos dá o necessário para nossa missão.

Um dos momentos mais marcantes na vida do católico é o momento da confirmação do batismo, o Sacramento Crisma. Neste o crismando recebe o Espírito Santo obtendo a força para ser testemunha do amor e do poder de Deus com palavras e atos [1285-1314].

 

Já no Antigo Testamento, o povo esperava a difusão do Espírito sobre o Messias. Jesus viveu a vida num especial espírito de amor e de perfeita união com o seu pai.

 

Este Espírito que o povo de Israel esperava, é o próprio Jesus. Foi esse mesmo Espírito que os discípulos no dia de Pentecostes, cinquenta dias após a páscoa, receberam.

 

Nos Atos dos Apóstolos, vemos são Pedro e São João numa viajem de confirmação, ambos impuseram as mãos sobre os novos cristãos que somente haviam sidos batizados. (CF*. At 8, 14-16).

 

O Espírito Santo, pela sua graça, é o primeiro no despertar da nossa fé e na vida nova que consiste em conhecer o Pai e Aquele que Ele enviou, Jesus Cristo (2).

 

No entanto, Ele é o último na revelação das Pessoas da Santíssima Trindade. São Gregário de Nazianzo, «o Teólogo», explica esta progressão pela pedagogia da «condescendência» divina.

 

“O Antigo Testamento proclamava manifestamente o Pai e mais obscuramente o Filho”. O Novo manifestou o Filho e fez entrever a divindade do Espírito. Agora, porém, o próprio Espírito vive conosco e manifesta-se a nós mais abertamente. Com efeito, quando ainda não se confessava a divindade do Pai, não era prudente proclamar abertamente o Filho: e quando a divindade do Filho ainda não era admitida, não era prudente acrescentar o Espírito Santo como um fardo suplementar, para empregar uma expressão um tanto ousada [...] É por avanços e progressões "de glória em glória " que a luz da Trindade brilhará em mais esplendorosas claridades» (3).

 

Crer no Espírito é, portanto, professar que o Espírito Santo é uma das Pessoas da Santíssima Trindade, consubstancial ao Pai e ao Filho, «adorado e glorificado com o Pai e o Filho» (4). É, por isso, que tratamos do mistério divino do Espírito Santo na «teologia» trinitária.

Portanto, aqui só trataremos do Espírito Santo no âmbito da «economia» divina.

 

(Veja mais o que ensina o catecismo sobre o creer no espírito santo: https://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p1s2cap3_683-1065_po.html)

 

      

 

Voltar

Contato

© 2015 Todos os direitos reservados ao autores.

Crie um site grátisWebnode