Na evangelização, vale tudo?

29/01/2017 22:28

Se torna cada vez mais evidente que os meios de comunicação têm se intensificado de forma rápida nos últimos anos e, com isso, parece que o padre, o pastor, os pregadores, perderam força ao anunciar o Evangelho de Jesus Cristo e o rádio, a TV, as revistas e até a internet passaram a convencer mais que estes homens que pregam as Sagradas Escrituras.

Claro que a Igreja Católica apoia o uso desses meios citados acima, uma vez que podem ser sem sombras de dúvidas, instrumentos para a evangelização, basta olhamos a TV Canção Nova, TV Aparecida, as rádios católicas como a Milícia da Imaculada, Rádio Evangelizar, entre tantas outras.

Seguindo esta linha, é bom que nós, comunicadores, saibamos usar os meios com responsabilidade para anunciar o amor de Jesus Cristo, para levar a todos os povos, a salvação de Nosso Senhor. Porém, na ânsia de evangelizar, alguns acabam por realizar não a pregação da Boa-Nova, mas fazem publicidade.

Vendem canetas ungidas, lenços, e até camisa ensanguentada. O fato é que o Concílio Vaticano II já alertou que é preciso anunciar Cristo a todos, em toda a Terra, mas sem que a doutrina de mais de 2000 anos seja mutilada.

Como bem menciona o Papa Francisco no ‘Evangelii Gaudium’, é necessário que os pregadores, comunicadores levem em conta a cultura dos povos, sua alfabetização, seus costumes e até mesmo, a religião já praticada. Ora, quando os primeiros padres chegaram aqui no Brasil, os índios já tinham sua religião. No entanto, os padres começaram a evangelizar e ninguém pode afirmar que deu errado; os padres seguiram Jesus que diz. “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”. (São Marcos 16,15).

Conversão

Graças a ação do Espírito Santo a Igreja tem crescido nos últimos anos com os jovens que, estão com sede de ser santo, com o desejo de se apaixonar e entregar completamente a vida a Cristo, por Cristo e com Cristo. Porém alguns padres, animadores de grupo de jovens passam por extrapolar na hora de trazer os jovens para a Igreja.

Ainda que muitos jovens estejam voltando para a Igreja por estar conhecendo a Tradição, muitos acabam atraídos de primeiro momento, pelas ‘Missas Shows’, isto é, por aquela Missa que perdeu todo o sentido de sacrifício do Calvário. Não se pode negar que pode dar certo, mas será por um período curto. Isso pelo fato de que esses jovens ao procurar Deus, estão procurando paz, silêncio, oração e não barulho como o mundo já tem oferecido.

Por isso, para evangelizar não vale tudo, não vale fazer das paróquias, grupos de jovens, uma danceteria. Mas fazer destes locais SANTOS, lugar de Adoração ao Santíssimo Sacramento, de rezar o Santo Terço.

Aos comunicadores, fica o apelo de anunciar a verdade com responsabilidade, de repente usar métodos novos sim para se chegar a todos, mas acima de tudo, seguir os santos padres, trilhar o caminho que eles trilharam.

Deus os abençoe e Salve Maria Imaculada!

Voltar

Contato

© 2015 Todos os direitos reservados ao autores.

Crie um site grátisWebnode